Esta atividade é indicada tanto para 2º ano, como para 3º ano. Tem como objetivo, através do poema de Elias José "A casa e seu dono" que as crianças, além de reconhecerem o gênero textual e suas características, também identifiquem rimas e compreendam o conceito de sílabas, percebendo que podem formar novas palavras trocando, acrescentando ou retirando sílabas.

Para iniciar a atividade leia o poema com os alunos, omitindo as palavras escondidas. Para os alunos alfabéticos e silábicos-alfabéticos, você pode dar autonomia para lerem o banco de palavras sozinhos e tentarem descobrir quem são dos donos de cada casa. Já os silábicos e pré-silábicos será necessário que realize a atividade, seja em duplas produtivas ou com a sua ajuda. Depois, faça a leitura coletiva com os alunos e questione-os sobre como descobriram os donos de cada uma, levando-os a perceberem as rimas contidas no poema, peça que as pintem. Aproveite e explique as características do gênero, como sua composição por estrfes e versos.

O trabalho com as rimas é muito importante na fase de alfabetização, pois permitem a consciência fonológica, ou seja, o recohecimento dos fonemas, de que as letras compõem sons. Por isso, é um excelente recurso a ser utilizado. Você pode também fazer uma lista das rimas no caderno. Forme duplas com hipótese de escrita próximas para escrever as palavras e sempre passe orientando-os e realizando as intervenções necessárias.

Na outra atividade é importante relembrar o conceito de sílabas como representação dos sons que formam as palavras. Antes de brincar com elas, você pode pedir que os estudantes separem as sílabas de algumas palavras do poema para verificar se realmente entenderam o conceito. Por fim, ajude-os a perceberem através do exemplo que, se eu acrescentar uma sílaba a palavra posso formar uma nova. Da mesma forma se trocar alguma sílaba por outra ou tirar alguma sílaba.

HABILIDADES:

EF02LP02- Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

EF12LP19- Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Clique no DOWNLOAD abaixo para baixar a atividade.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade